Vinhos da Madeira promovidos em Lisboa

A Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, através do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, I.P. (IVBAM), e em parceria com o sector do Vinho da RAM, está novamente presente num dos maiores eventos vínicos nacionais dirigido a profissionais e consumidores, a Feira “Encontro com o Vinho & Sabores”, que decorre desde a passada 6ªfeira até o final do dia de hoje, no Centro de Congressos de Lisboa.
 
Os vinhos da Madeira contam com um espaço expositivo de 8m2, no qual estarão em prova Vinhos Madeira de quatro empresas produtoras e exportadoras, Henriques & Henriques, Vinhos S.A., Vinhos Barbeito, Justino’s Madeira Wines e H.M. Borges. Os Vinhos DOP “Madeirense” estarão representados através dosProdutoresDuarte Caldeira & Filhos - Seixal Wines, Lda e Primeira Paixão.
 
Esta feira, que vai já na sua 16ªedição consecutiva, é organizada pela Revista de Vinhos e constitui uma prova única no seu género em Portugal, na qual mais de 350 produtores de vinhos, queijos, presuntos, enchidos e azeites, apresentam os seus produtos aos consumidores e público interessado.
 
De realçar que a afluência do público ao stand dos Vinhos da Madeira tem sido enorme, e com os consumidores muito interessados em saber mais sobre o Vinho Madeira, sobre a sua história e formas de consumo. Os Vinhos Tranquilos Madeirenses também têm tido boa aceitação por parte dos consumidores, e embora a aposta em Portugal Continental seja ainda recente estamos crentes que a presença neste tipo de iniciativas constitui uma mais-valia e um importante instrumento no âmbito da sua divulgação neste mercado.
 
Aberta ao público durante o fim-de-semana, terá hoje, segunda-feira, o dia exclusivamente dedicado a profissionais: restaurantes, retalhistas, profissionais do sector que irão aproveitar para provar e avaliar muitas das aquisições a fazer durante o próximo ano.
 
Ainda na capital portuguesa o IVBAM organizou uma ação de caráter educativo sobre Vinho Madeira para 15 colaboradores da área de vinhos, de seis lojas do grupo SONAE, em Lisboa.
 
No âmbito desta iniciativa foram abordadas diversas temáticas, entre as quais as especificidades da Região Demarcada da Madeira, do Vinho Madeira, aspetos relacionados com o serviço do vinho e guarda do mesmo, dando destaque à potencialidade e versatilidade do Vinho Madeira em termos de formas de consumo.
 
“A presença do Vinho Madeira em feiras deste tipo, bem como o desenvolvimento de ações de carácter formativo são fundamentais para a consolidação deste produtono mercado nacional”.
 
Em termos económicos a comercialização de Vinho Madeira em Portugal Continental representou, em 2014, cerca de 556.555,60 euros, traduzindo-se em 68.781,10 litros comercializados, o que correspondeu a um aumento de 49% em quantidade e 66% em valor, relativamente ao ano anterior.
 
A realização destas ações é cofinanciada em 85% por fundos comunitários, veiculados pelo Programa Intervir +, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional.
  • Imprimir